terça-feira, 29 de junho de 2010

Sobre Educação, Fordismo e Brasileirismo

Em busca de nossos retratos sobre o Brasil, não poderia faltar o frame sobre a Educação no Brasil, com algumas comparações interessantíssimas. Em se tratando da linha de montagem da Ford, de 1908 (MIL NOVECENTOS E OITO!), segue-se até hoje a seguinte lógica:

'Temos de cuidar de muitas crianças, passá-las pelo sistema e mandá-las ao mercado de trabalho'.

Isso é mentalidade de linha de montagem! E foi o forte de H.Ford. Em 1908, quando o primeiro carro saiu da linha dele, pensem em como era aquele automóvel: tinha um chassi de metal, quatro rodas, e um motor de combustão interna, direção, levava 4 pessoas e fazia 29km/h. CEM anos depois, com US$26.5bi dólares investidos só em P&D (e não para aprimorar a aparência do carro)... CEm anos depois, o carro tem chassi de metal, quatro rodas, e um motor de combustão interna, embreagem, direção, leva 4 a 5 pessoas e a velocidade média no ano passado foi de 28km/h.
Este é o resultado líquido de cem anos de inovação. É assustador. Quando analisamos a GM e a Ford, dizemos: 'Devo aprender a conduzir uma empresa com base na General Motors ou na Ford hoje? Porque eles estabeleceram a lógica ainda utilizada em empresas mais antigas...


Não estamos fazendo as mesmas coisas nas escolas? Não fizemos da GM das escolas o sistema americano, britânico?

Isso fazia sentido em outros séculos, e não faz mais, mas estamos copiando este modelo dia pós dia.

Veja o documentário de Ricardo Semler:











Frame nele!!


Um comentário:

  1. Edgar Morin, no primeiro capitulo dos 7 Saberes necessários a Educação do Futuro discorre sobre as cegueiras do conhecimento: o Erro e a Ilusão.

    Como é impressionante que a educação que visa a transmitir conhecimentos seja cega quanto ao que é conhecimento humano, seus dispositivos, enfermidades, dificuldades, tendencias ao erro e à ilusão, e não se preocupe em fazer conhecer o que é conhecer.

    Exatemente o que vem ocorrendo nas escolas (maioria): o professor finge que ensina..os alunos que aprendem, o estado que tudo está sob controle.

    ResponderExcluir