quarta-feira, 2 de junho de 2010

Controversos mundos e idéias

Essa próxima postagem nos permitirá debater todas as idéias afim de que seja escolhido um tema para nosso blog. Minha primeira idéia é:


Brasil com Z

em que escolheríamos filmes e documentários os quais refletem na\a estrutura e dinâmica social de um brasileiro. Podemos explorar as idéias dos brasileiros sobre si mesmo e da natureza em que vivem, seus dinâmicos pontos de vista, pensamentos filosóficos, políticos, sociais e científicos que governam a estrutura desse mundo controverso que é o Brasil. Em um primeiro momento podemos assistir documentários como Entreatos, de João Salles sobre as eleições de Lula; outro otimo documentário sobre a fome no Brasil é "Garapa", de Padilha :





outros documentários ainda de Padilha que retratam bem o Brasil:

Tropa de Elite






Enfim, qual a fotografia do Brasil, dos dinâmicos pontos de vista: ex-trangeiro e nosso.

8 comentários:

  1. Digo de inicio que não entendi XD
    Pensei que por ver "Brasil com Z" pensei imediatamente que seira debatido o caso do "colonialismo" mental de alguns Brasileiros (assunto que perdeu força), ou sobre os estrangeirismos (assunto que não vejo a um bom tempo tambem, e que estou muito feliz por não ver no congresso, afinal, eles pederaum um tempo precioso la dando voltas e voltas com leis sem importancia que acabaraum por naum sairem do Papel);
    Em segundo, vi dois retratos Brasileiros, sobre dois assuntos distintos, duas realidades triste, no fim a pergunta: "qual a visão do exterior, e nossa sobre ambos os assuntos?"
    Digo, nós e eles sabemos de ambas as realidades, da miséria e da violencia que esta em nosso pais.
    Ambas as palavras ja descrevem a situação.
    Na miséria temos: "dor, sofrimento, desolação, descaso, mas tambem temos histórias de gente brava e boa que supera, ou de gente brava e boa que perece" seja aqui, ou seja na pobre Africa;
    Na violencia temos: "injustiça, morte, sofrimento, descaso, medo e outras apalvras que agora percebo que me fairaum apenas repetir as de cima, oque me fez perceber que saum dois tipos de sofrimento, duas realidades horriveis, onde oque muda é o local, mas que tem efeitos no fim semelhantes".
    DOis sofrimentos.
    Enfim, do segundo, no qual vivo, consigo melhor analisa-lo.
    Tropa de Elite mostra a relaidade violenta que nós, povo das cidades vivemos, com uma policia corrupta, e uma marginalidade que nos causa pavor e sofrimento, ao que "heróis" veem a acabar com o Inimigo;
    {(Soh comentando, os marginais causaum sofrimento não soh a classe média, mas a classe alta, e SIM as classes baixas, cada um a sua maneira)
    (Segundo comentario, falando sobre os conceitos Heroi e Inimigo: Herói pois ele mata quem nos mata [ele = marginal; nós = nós], conceito ateh em parte retratado no meu blog)}
    Sinceramente, ao ver uma força armada brasileira atacar (e matar) um inimigo que ocupou e dominou territorio nacional...isso me agrada muito.
    Agora a visão de fora: creio que naum sabe o nivel da violencia, sabe que existe, mas naum sabe em suma pelo que passamos (oq eh entendivel vide que...eh um assunto que naum chega a atingilos [a naum ser que se arrisquem aqui] e que naum chega a lhes competir, vide que eles tambem possuem iguais problemas em sua patria, se não piores, para se resolver;
    Para não virar entaum uma Biblia, finalizo por aqui, deixando as analises e comentarios acima, mas muito me apeteceria ver alguns do grupo tambem ^^)

    ResponderExcluir
  2. Ola, caríssimo Martel.. a idéia precipuamente é entender ao longo do desenvolvimento do trabalho. Mas dê uma passada no nosso outro blog, e começar a ligar os links controvérsos:

    http://controversistas.blogspot.com/


    Grande abraço..

    ResponderExcluir
  3. Para acessar mais rápido tb tem a opção de clicar diretamente em


    Rixa na Galeria


    ao lado

    ResponderExcluir
  4. E Brasil com Z

    tentará retratar os controversos mundos que o próprio Brasil cria. Enxergaremos a questão por meio do cinema brasileiro. E para a ótica que o mundo tem da gente, utilizaremos da fotografia cinematográfica.

    Mesclando essas duas vertentes será que retratar o Brasil com uma única fotografia?

    Capisce??!!

    Acho que agora fez-se um pouco mais de luz ou continuamos controversando?!

    ResponderExcluir
  5. Controversar e conversar eh sempre bom =)
    Sobre o Rixa na Galeria, ja acompanho este sim ^^
    Sobre os Objetivos, o objetivo seria entaum mostrar varios grupos oprimidos do Brasil (que foraum retratados pelo cinema)?

    ResponderExcluir
  6. Tentei entrar no Rixa na Galeria hoje, e...ele sumiu?
    Vcs deletaraum ele?

    ResponderExcluir
  7. Olá Martel, a professora achou uma boa ideia criar mais de um blog para facilitar as escolhas, deixar tudo mais flexivível, mas agora a intenção é afunilar um pouco e ela acha mais fácil trabalhar com apenas 1.. o.O O Rixa foi o primeiro que excluímos já que ele era apenas uma "incubadora" dos outros dois, Pretérito e Antessocial, agora teremos que decidir se ficamos com os dois ou se só nos voltamos para esse aqui, pode dar a sua opinião, o que acha melhor?

    ResponderExcluir
  8. Martel, não necessariamente grupos oprimidos do Brasil. Mas todas os focos que encontrarmos, sem escolha de um foco específico. Queremos tentar encontrar todos os olhares brasileiros, e extrangeiros e nos reconhecer a nós mesmos. Que te parece?

    ResponderExcluir