domingo, 6 de junho de 2010

Cosmetizando a miséria e a loucura




No filme de Tim Burton, alguns personagens como Alice e o Chapeleiro pensam estar loucos, alucinados, até que sempre vem alguém e diz:

Sim, você está louco, completamente pirado. Mas.. as melhores pessoas são assim!

Tudo bem que no livro de Carrol está frase é de outro personagem, mas não vem ao (a)caso. O filme apenas se baseia no livro, o que nos importa aqui é a essência do que foi dito. E, em se tratando dessa loucura acho que Estamira (<clique)se enquadra nos moldes de tal loucura, segue o trailler desse documentário de Marcos Prado (ou da Estamira, se preferir):




Vamos assistir e dar uma posição em breve.. sobre toda esse lixo que não é o Brasil. Mais um filme para nossa controversa ata. Como diz a crítica:

As imagens de Estamira são lindas,
mesmo que o mundo ali retratado,
o lixão do Jardim
Gramacho, na Cidade Maravilhosa, não o seja.



Estamira conta a história de uma mulher de 63 anos que sofre de distúrbios mentais e trabalha há mais de vinte anos no aterro sanitário do Jardim Gramacho, um local renegado pela sociedade, que recebe diariamente mais de oito mil toneladas de lixo produzido no Rio de Janeiro. Com um discurso eloqüente, filosófico e poético, a personagem central do documentário levanta de forma íntima questões de interesse global, como o destino do lixo produzido pelos habitantes de uma metrópole e os subterfúgios que a mente humana encontra para superar uma realidade insuportável de ser vivida.



Quem esta N´EstaMira??!!

4 comentários:

  1. Achei taum bonito os comentarios da segunda mulher.
    Mas em suma, video muito triste, que pelo que entendi, reflete uma loucura ruim, causada por uma vida igualmente ruim.
    Isso diz tudo: "os subterfúgios que a mente humana encontra para superar uma realidade insuportável de ser vivida."

    ResponderExcluir
  2. Quais os nossos padroes? O que poderia ser considerado loucura? Será que ela tem razão??

    Em muitas frases da Estamira ela parece um grande sábio, em outras uma grande louca?


    Mas que louco não é sábio... que louco não são as melhores pessoas, nos ensinou L.Carrol em Alice.

    ResponderExcluir
  3. Qualquer válvula de escape que usamos para nos livrar de uma realidade sem boas perspectivas não nos torna mais felizes, apenas nos dá uma sensação momentânea e muitas vezes falsa de que ainda temos o controle das nossas vidas!

    ResponderExcluir
  4. "Qualquer válvula de escape que usamos para nos livrar de uma realidade sem boas perspectivas não nos torna mais felizes, apenas nos dá uma sensação momentânea e muitas vezes falsa de que ainda temos o controle das nossas vidas! "
    [2]

    ResponderExcluir