sexta-feira, 2 de julho de 2010

Sobre Copa, Brasil y Volta no Tempo


Ainda em busca dos frames que representam nosso Brasil, a Jabulani da vez é, depois de 4 anos, nossa derrota... Como os torcedores brasileiros reagem à situação? E o jogadores que nos representam? Como se sentem?



Como fazem seus diferentes brasis se sentirem. Como enxergamos essa situação?

Mas sejamos sensatos, brasileiro deve continuar torcendo e não perder as esperanças...e se fosse possível voltar no tempo e reverter o atual cenário?? O que poderia ser refeito?

Em Alagoas a única esperança que restava a estas pessoas, afundou! Aqueles que tinham parado por 90 minutos, que tinham esquecidos por alguns minutos suas alagadas casas.. Que restará agora?
Devemos pedir a mídia que não deixe que os brasileiros esqueçam quem eles são. Mídia, dê esperanças a estes brasileiros...

Como? Por exemplo, lembram-se da derrota de 1950?? Produziram um curta-metragem do goleiro Barbosa. Os cineastas Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado a partir do livro Anatomia de uma derrota, de Paulo Perdigão (1939-2006) em que no ano de 1988, um homem que era criança em 1950 e estava no Maracanã no jogo fatídico consegue uma máquina do tempo e volta ao dia 16 de julho de 1950.

A ideia do viajante do tempo era avisar o goleiro Barbosa sobre o gol de Ghiggia, que ocorreria aos 34 minutos do segundo tempo, dando a vitória de 2 a 1 para o Uruguai (um empate bastava ao Brasil para ser campeão). Paradoxalmente, quando ele tenta avisar Julio Cesar....e

Julio Cesar, não te apunhalaremos como Brutus, estamos com você até o fim.. e sabíamos que você sempre defenderia aquela Jabulani!

confiram vcs mesmos, em duas partes:





Frame neles!



6 comentários:

  1. Enquanto o brasileiro nao voltar suas atenções para o que realmente interessa, o Brasil nunca irá para frente.

    O Brasil "inteiro" para por 90 minutos e mais uns quebrados para assistir futebol... Quantos de vocês param por 1 minuto para refletir sobre nossa atual condição social, educacional, política e econômica?

    Durante o segundo jogo do Brasil estava eu indo do terminal leste para a UFABC e cruzei com um morador de rua, com seu carrinho todo enfeitado com "apetrechos nacionalistas" que voltam à moda a cada 4 anos, cuidando de seus cachorros. Nessa hora o Brasil estava parado para assistir seus importantes "atletas", parado para exaltar um dos muitos esportes praticados por nossas pessoas. Então eu penso, quem parou para ajudar, ou menos ainda, quem parou para olhar o senhor morador de rua?

    Minha indignação é pela nossa total falta de atitude, porém se o negócio é futebol conseguimos mobilizar tudo e todos para podermos desfrutar de nosso desejo...

    ResponderExcluir
  2. A mensagem que a Copa pode trazer aos Bilhões de pessoas de todo o Mundo pode ser um palimpsesto: em que cada recado, cada passe, cada atitude podem ser aproveitados para todo e qualquer contexto. Se soubermos usar a mídia como ferramenta, ainda há esperanças de se mudar algumas realidades, como a do morador de rua. Como potencializar toda essa energia a la Copa para outras situações?

    ResponderExcluir
  3. Olha, eu acredito que essas realidades possam ser mudadas sim, mas confesso que refleti bastante no que o Vitor comentou, assim como eu havia refletido na sexta feira após o término do jogo e a derrota do Brasil: vi alguns jogadores e torcedores chorando, meus olhos encheram-se de lágrima também e exclamei na sala:
    - Coitados deles!
    Uma tia minha que estava na sala, imediatamente me repreendeu dizendo:
    -Coitados? Coitados? Coitados daqueles que estão lá no Nordeste sem casa, sem comida, sem NADA! Duvido que alguém chorou com piedade deles!
    No entanto, muitos desses sem casa pararam também os 90 minutos para ver o "grande Brasil" jogar...

    ResponderExcluir
  4. Futebol é a essencia da alma brasileira: tem capoeira, tem malandragem, tem meio tom, tem sabedoria, tem chorinho, tem samba, tem vela, tem tudo!!Não podemos deixar o brasileiro perder essa essencia independente de onde e a condição em que esteja!

    ResponderExcluir
  5. A Seleção perdeu o jogo, mas o riso continua:

    http://www.acaricaturadobrasil.com/2010/07/exposicao-futebol-cabeca-em-julho-na.html

    exposição muito cabeça ainda que alguns pensem que trata-se de futebol!

    ResponderExcluir
  6. Aproveitando o comentário do Vitor acho que podíamos canalizar a nossa mobilização para fins mais efetivos, que realmente vão mudar pelo menos um pouco a realidade dura da maioria dos brasileiros!
    O problema é que essa forma de agir e reagir já está tão enraigada e nem nos damos conta da importância que concedemos a certas situações e o descaso com que tratamos outras.. o/

    ResponderExcluir