domingo, 18 de julho de 2010

Sobre Cartoon, Cartune, Cartum e Copa: Cartas ao Brasil





Ainda em clima de Copa, lembram-se do governo do tri??Ah.. o Tri.. era o Gol do Governo naquela época (ditadura da triade que vocês já devem imaginar). E para variar, nada como um Cartoon (cartune, cartum...ou seja la como se escreve em português). Como retratar o Brasil naquela época? Só o humor subversivo podia achar uma brecha no sistema e pudesse mostrar como a coisa funcionava, a carta na mão foi Cartas da mãe é uma crônica sobre o Brasil dos últimos 30 anos contada através das cartas que o cartunista Henfil (1944/1988) escreveu para sua mãe, Dona Maria.


Estas cartas, publicadas em livros e jornais, são lidas pelo ator e diretor Antônio Abujamra enquanto desfilam imagens do Brasil contemporâneo. Política, cultura, amigos e amor são alguns dos temas que elas evocam, criando um diálogo entre o passado recente do Brasil e nossa situação atual. Artistas, políticos e amigos de Henfil, entre eles o atual Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, o escritor Luis Fernando Veríssimo, os cartunistas Angeli e Laerte e o jornalista Zuenir Ventura, falam sobre a trajetória do cartunista dos anos da ditadura militar até sua morte. Animações inéditas de seus cartuns complementam o documentário dirigido por Fernando Kinas e Marina Willer de 2003.

Os tri´s em três partes, vale a pena brasileira!!!



Documentário | De Fernando Kinas, Marina Willer | 2003 | 28 min
Premiado documentário sobre o genial cartunista Henfil através da leitura de cartas e depoimentos de Lula, Angeli, Veríssimo e outras personalidades


A Seleção continua sendo do povo!! E não há governo que faça o povo se desacreditar que o Brasil pode, pode e muito através de suas figuras..através de cada figura que passa por aqui e sabe nos retratar.

Henfil foi uma figura crítica no Brasil da mesma forma que o García Lorca na luta contra o fascimo español, ele fez aquilo que a gente descobre em alguns poemas de Drummond durante a ditadura de Vargas e nas críticas do Neruda aos diversos regimes autoritários da América Latina. Ou seja, usou o código da arte para abrir o clarão num tempo escuro! (Frei Betto.Apud.Cartas da Mãe)



Frame em triplo nos cartoons de Henfil, o nosso brasileiro que
soube retratar o Brasil!!

Um comentário:

  1. É um blog bastante informativo e interessante já que relaciona o cinema com asituação do Brasil.
    Os textos estão mto bem redigidos e explicados.

    Parabéns!

    ResponderExcluir